Extra #8 – Paralimpíadas


Paralimpíadas Começaram

paralimpiada

Olá ouvintes do Confianti.
Assisti a abertura e o resumo dos primeiros dois dias das Paralimpíadas.

Que espetáculo maravilhoso, pena que a grande maioria da população não pode assistir por falta de acesso.
Na TV paga apenas o SPORTV2 estava transmitindo, e na TV aberta, pior ainda apenas a Rede Brasil, a EBC transmitiu a abertura em rede nacional.

Aqui em São Paulo temos a TV Cultura que se esforçou muito para transmitir a abertura, chegando a pedir publicamente no principal jornal um apelo do diretor de jornalismo para o presidente da EBC assinar a porra do papel para permitir que eles transmitissem a abertura.

Essa assinatura, essa permissão nem veio, foi o comitê paralímpico internacional que permitiu isso depois da abertura já ter iniciado. Com isso o começo foi prejudicado mas a TV Cultura passou tudo o que pode, até ser interrompida pela propaganda eleitoral obrigatória… affff

E por outro lado, que papelão de nossas TVs abertas… que falar de Globo, Band, Record e demais?? Só lamento pela falta de miopia delas e dos patrocinadores que perderam uma ótima oportunidade de aparecerem.

Olha, eu sou muito partidário da livre escolha, inclusive pelas empresas… mas eita bando de empresas que não sabe aproveitar as oportunidades… absurdo para dizer o mínimo.

Apesar disso tivemos notícias boas, agora a noite fiquei sabendo que o juiz do supremo Dias Toffoli cassou a liminar que deixava o presidente da EBC Ricardo Melo no cargo… é o castigo vem a cavalo algumas vezes…

Deixo aqui as palavras do jornalista Willian Corrêa da TV Cultura… Esse Sr. o jornalista Ricardo Melo, lembrem-se bem desse nome, politizou a TV pública e atrapalhou o público do Estado São Paulo. Fez um papelão enquanto gestor público.

Voltando ao assunto.

Apesar das notícias tristes, a abertura foi um raio de luz no meio de tanta escuridão e notícias ruins.

Claro, continuamos com a previdência pública em situação calamitosa e precisando de reforma, reforma que poderíamos ter feito antes e de forma mais branda se não fosse o populismo dos governos.

Claro, os fundos de previdência privada das estatais continuam em situação crítica devido a má fé dos administradores, diga-se de passagem, indicados de sindicatos que fizeram festa com a aposentadoria dos funcionários públicos.

Claro, temos centenas de bilhões que foram sonegados e estão em investigação na CPI do CARF, que está fora da mídia, e temos que ficar de olho.

Claro, tivemos uma presidente/presidenta eleita em uma coligação sofrer impeachment pelo seu vice, seu partido e pela oposição e essa situação causou um racha no Brasil, e para sair dela só uma recuperação econômica vigorosa.
Vale a pena lembrar que muitos economistas já consideram essa crise pior que a que o Itamar passou.

Claro, temos os políticos querendo varrer a lava a jato para baixo do tapete.
E Claro, estamos tendo manifestações que estão descambando para violência, provocada ou não e que uma estudante perdeu a visão de um olho… e nenhuma ideologia vai trazer isso de volta.
Mas hoje… Hoje eu gostaria de falar de Paralimpíadas, dos nossos atletas como o Alan Fonteles no atletismo, Daniel Dias e Caio Amorim na Natação, medalhista como Ricardo Costa no salto em distância T11. E é isso que eu vou falar. Apesar dos acontecimentos políticos.

No último 7 de Setembro durante a comemoração do Golpe que virou nossa independência de Portugal começou a Paralímpiada do Rio, depois de tanto tempo de espera e das tretas, da falta da venda de entradas e se as propagandas representavam os atletas ou não, finalmente vai começar…

Eu estou aqui me coçando todo para comprar as passagens e ir p/ Rio novamente… Como eu disse no episódio anterior eu fui as Olimpíadas passei dois fins de semana curtindo a festa maravilhosa das Olimpíadas e isso só me deixou mais ansioso para as Paralimpíadas.

Eu considero as Paralimpíadas melhores representante do espirito olímpico que as próprias olimpíadas por contar em sua maioria com atletas amadores, ou mesmo de profissionais que tem muito menos apoio.

No dia da gravação a tocha paralímpica está passando aqui por São Paulo e eu moro bem próximo do centro Paralímpico, que ficou show de bola, quem puder vir ver, vai se surpreender.

Eu confesso que fui picado pelo bichinho dos esportes, queria ter tempo para acompanhar todas as provas que ocorrerão.

Muitos desses atletas estão superando limites que eu com minha saúde e mobilidade preservados nem pensaria.

Nesse ponto cabe ressaltar o uso do esporte como reabilitação. Mais de 35% dos nossos atletas foram vítimas de acidentes, sendo em sua maioria de carro e logo em seguida armas de fogo, com outros acidentes vindo lá atrás. Pessoas que antes viviam suas vidas normalmente e após esses acidentes encontraram no esporte uma motivação para superar limites.

Nas Paralimpíadas o Brasil é uma potência e é muito maior que os EUA…

Isso acontece porque no Brasil, nós temos um comitê paralímpico separado do olímpico o que garante os recursos, mesmo que em menor volume que dos esportes olímpicos.

Nos EUA os esportes Olímpicos e Paralímpicos respondem ao mesmo órgão e isso no fim das contas acaba canibalizando recursos dos esportes paralímpicos. Logo os EUA com a quantidade de militares veteranos que sofreram traumas e amputações, tem justamente um índice muito baixo do aproveitamento deles como atletas paralímpicos. Para quem quiser saber mais, no post do episódio vai uma reportagem desse assunto.

As Paralimpíadas infelizmente terão muito menos cobertura da mídia, vai caber a nós pesquisarmos mais e procurarmos nos informar.

Teremos esportes adaptados muito diferentes como o goalball ou mesmo o Rugby de cadeira de rodas que fará sua estreia nos jogos.

Mais do que tudo, tivemos semanas com muitas notícias negativas, que tal nos enchermos um pouco de esperança e darmos um pouco da nossa atenção a esses atletas que tanto merecem?
Por último queria fazer a indicação de 2 podcasts,

O primeiro é um filhinho do Pessoal da Galera do Rau, é o episódio 02 do Mundo de Bob, está sensacional a paródia que ele fez do COCATECH, quem puder ouça que vai se divertir muito!

O segundo é a série sobre os 5s do CoachcastBR, ficou muito bom o trabalho do Paulinho Siqueira… Recomendo

Os links estarão nas notas do episódio.
e eu vou ficando por aqui, o episódio ficou curtinho mas foi feito com coração e carinho….

Ultimamente tenho passado por bastante problemas para gravar episódios da temática principal do Cast e ao mesmo tempo tem aparecido um monte de outros assuntos e pautas que eu gostaria de tratar mas não encontro lugar, bem ainda não sei como vou cuidar disso, se vou criar um novo feed ou vou juntar com outra equipe ou montar uma equipe própria… vamos ver como essa ideia caminha.

Bem é isso por hoje!

Um grande abraço, muito sucesso e vamos Brasil!!

 

Links

Cassação de liminar do presidente da EBC Ricardo Melo

Porque os EUA não são uma Potência Paralímpica

Reportagem sobre os atletas paralímpicos:

Site do Nadador Daniel Dias: 

Página do Alan Fonteles no Facebook:

Reportagem, Brasil de Golpe a Golpe 18/02/2016

A longa tradição de Golpes: 10/05/2016

Mais de 35% dos Atletas paralímpicos são vítimas de acidentes:

 

Podcast Mundo de Bob 02 do Galera do Rau

Podcast CoachCastBr Série 5S: 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7