Mulheres Pioneiras na Tecnologia da Informação

Programadoras do ENIAC

Programadoras do ENIAC

 

Nessa semana que se comemora o dia internacional da mulher (08/03), vale a pena lembrarmos das mulheres que mudaram o mundo através da tecnologia.

Ada Lovelace

(10 de dezembro de 1815 — 27 de novembro de 1852), primeira programadora
Nascida como Augusta Ada Byron, foi uma matemática e escritora inglesa. Seu grande feito escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage em 1842 e publicado em 1843, ou seja criou o conceito de pedaços de código que podem ser reutilizados e o laços (ou loops).

Em 1953, mais de cem anos depois de sua morte, as notas de Ada sobre a máquina analítica de Babbage foram republicadas. A máquina foi reconhecida como um primeiro modelo de computador e as notas de Ada como a descrição de um computador e um software.

Em sua homenagem a Linguagem ADA recebeu o seu nome.

Hedy Lamarr

(Viena, 9 de novembro de 1914 — Altamonte Springs, 19 de janeiro de 2000)
Nascida como Hedwig Eva Maria Kiesler escolheu seu nome artístico em homenagem a atriz de cinema mudo Barbara La Marr. Apesar de ser mais conhecida como atriz, desenvolveu , juntamente com o compositor George Antheil, um sistema de comunicações para as Forças Armadas dos Estados Unidos. A patente para o chamado “frequency hopping” ajudou a criar bases para tecnologias muito conhecidas de todos nós como CDMA, Bluetooth, GPS e Wi-Fi (todas conexões de rede sem fio e móveis).

Frase Famosa: “Qualquer garota pode ser glamurosa. Tudo o que tem a fazer é ficar parada e parecer estúpida.”

Grace Hopper

Falamos sobre ela no episódio 0004 do Confianti, se você não conhece a história dela dê uma passada

Anita Borg

(Chicago, 17 Janeiro 1949 – Sonoma, 6 de Abril de 2003)
Ela desenvolveu e patenteou um método para auxiliar na análise e desenho de sistemas de memória de alta velocidades. Esse tipo de tecnologia serviu de base para as memórias atuais que temos e que você usa em seu smartphone, tablet, notebook e demais dispositivos que precisem de memória e processamento.
Fundou em 1987 o Syster, primeira rede de email para mulheres de tecnologia.
Em 1994 criou o Grace Hopper Celebration of Women in Computing, um evento para celebrar e incentivar as mulheres na Tecnologia da Informação (Computação). A sua ambição era chegar em 2020 com 50% do mercado de tecnologia estar ser ocupado por mulheres.

As Seis Programadoras Pioneiras do ENIAC

Frances Bilas Spence

Jean Jennings Bartik

Marlyn Wescoff Meltzer.

Kathleen McNulty Mauchly Auntonelli.

Frances Elizabeth Holberton.

Ruth Lichterman Teitelbaum

Em 1945, quase  Segunda Guerra Mundial, 6 matemáticas foram contratadas pelo governo dos EUA para trabalhar em um projeto ultra-secreto – a programação de computador digital primeiro totalmente eletrônico dos EUA. Sem qualquer linguagem de codificação formal ou ferramentas, elas conseguiram tornar a máquina capaz de realizar cálculos complexos 10.000 vezes mais rápido do que qualquer outra máquina no momento, essencialmente, deram o pontapé inicial no processo da revolução digital,  mas apesar do seu envolvimento, a maioria das pessoas nunca ouviu falar delas, porque a sua contribuição foi encoberta no momento devido ao seu gênero.
Chamado ENIAC – Electronic Numerical Integrator and Computer (Integrador Numérico Eletrônico e  Computador) – a máquina foi quase toda construída por homens, mas ele foi programado por uma equipe de seis mulheres – Betty Jean Jennings Bartik, Kathleen McNulty Mauchly Antonelli, Ruth Lichterman Teitelbaum, Frances Bilas Spence, Marlyn Wescoff Meltzer, e Betty Snyder Holberton. Na época eram chamadas, de as “computadores” (termo usado a época para designar pessoas que faziam as rotinas de cálculo manualmente, normalmente cálculos balísticos).
As mulheres tinham formação superior em matemática e foram recrutadas para o importante trabalho de depuração do computador e para colocá-lo para “pensar”.
A todas elas foram dadas para ajudá-las uma pilha de esquemas de ligações e acesso 360 graus para o computador, que ocupava uma sala inteira e continha cerca de 18.000 tubos de vácuo, 70.000 resistores, 10.000 capacitores. Foi um grande trabalho.
“Trabalharam turnos duplos e triplos, seis dias por semana, este grupo desorganizado de ‘seis computadores’ feminino … cabos arrastado e bandejas entre painéis na máquina enorme. Ocasionalmente, ainda tiveram que rastejar dentro dele para fixar tubos com defeito”, escreveuuuuu Jared Jones para Upworthy.

Apenas em 1997 elas foram incluídas no Hall da Fama da Computação.
E 2014 O dia 15 de Fevereiro foi declarado o dia do ENIAC nos EUA em homenagem ao seu trabalho e em 2014 foi feito o documentário “As Computadores” detalhando seu incrível trabalho.

 ENIAC-team ENIAC-Programmers ENIACMTIzMDQ5NjY0MTk4NTEwMDky ENIAC-maxresdefault

ca. 1940s, USA --- Computer operators program ENIAC, the first electronic digital computer, by adjusting rows of switches. --- Image by © CORBIS

ca. 1940s, USA — Computer operators program ENIAC, the first electronic digital computer, by adjusting rows of switches. — Image by © CORBIS

ca. 1940s --- Computer operators program ENIAC, the first electronic digital computer, by plugging and unplugging cables and adjusting switches. | Location: Mid-Atlantic USA. --- Image by © CORBIS

ca. 1940s — Computer operators program ENIAC, the first electronic digital computer, by plugging and unplugging cables and adjusting switches. | Location: Mid-Atlantic USA. — Image by © CORBIS

ENIAC1897205 eniac1

Links

Empreendedoras no Brasil são apenas 8% – Exame 23/fev/215

Mulheres Apostam no Empreendedorismo para Vencer no Mundo dos Negócios – Governo Federal do Brasil mar/2015

Rede Mulher Empreendedora

Cresce Número de Mulheres Empreendedoras  – G1 15/out/2013

Cresce Número de Mulheres Empreendedores que chega a 8% – FNQ 23/mar/2015

Quem são as mulheres empreendedoras do Brasil – O Globo 26/mar/2014

Por que Mulheres no Mercado de Trabalho? – PQPCast 07/mar/2016

Ada Lovelace

Página de Ada Lovelace na Wikipedia

Reconhecimento Científico Dela Como a Primeira Programadora em 1953

Linguagem ADA

Anita Borg

Instituto Anita Borg

Memorial do Google para Anita Borg

Hedy Lamarr

Site em homenagem a carreira dela como atriz

Grace Hopper

Episódio Grace Hopper Confianti Ep 0004

As Seis Pioneiras

As Programadoras do ENIAC – Documentário

As Mulheres do ENIAC, Fortune – 18/Set/2014

Leitura parcial do livro The Innovators de Walter Isaacson

Eniac – O Primeiro Computador??

A Histórias das Pioneiras do ENIAC Não Será Mais Esquecida

ENIAC o Primeiro Computador dos EUA e Como as Mulheres Fizeram Ele Funcionar – Media Tech Parenting 31/mar/2015

As 6 mulheres que Escreveram a História da Tecnologia – Science Alert 8/mar/2016

Hall da Fama do WITI